01 agosto 2012

Tríade do emagrecimento




Emagrecer envolve vontade, disciplina e principalmente a construção de uma rotina diária saudável. A recuperação do peso perdido é comum entre indivíduos que iniciam um programa de  reeducação alimentar mas não modificam definitivamente o seu estilo de vida e abandonam o acompanhamento nutricional, etapa essencial que não pode ser descontinuada até que a meta de peso saudável estabelecida inicialmente seja atingida.




A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem exercido através de orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando a escolha correta dos alimentos em suas refeições, tanto em nível qualitativo quanto quantitativo. Através da reeducação alimentar é possível resgatar o verdadeiro sentido da alimentação: nutrir o corpo de maneira saudável.

Um programa de atividade física é fundamental no processo de perda de peso, principalmente quando associado a um planejamento alimentar equilibrado. Mas não adianta nada correr no parque um dia e nunca mais aparecer por lá, atividade física de qualidade deve ter frequência e ser devidamente prescrita por um profissional qualificado para que você perceba seus limites gradualmente. Segundo alguns educadores físicos, 30 minutos diários de caminhada exercem um grande impacto na mobilização da gordura corporal. Caminhar, nadar, correr ou pedalar, são excelentes exercícios que otimizam a perda de peso, já para quem apresenta problemas articulares, de ligamentos ou tendões, a hidroginástica é uma boa alternativa.

Os fatores psicológicos são muito importantes para a manutenção do peso perdido, e as oscilações no estado emocional podem justificar o abandono da dieta e de programas de atividade física. A força de vontade de que tanto se fala, reside muito no fato de que é importante assegurar certa estabilidade emocional que permita “enfrentar” as mudanças de hábitos e chegar ao fim a que se propôs. Racionalmente quem está com sobrepeso quer (e precisa) emagrecer, mas os seguidos fracassos que experimentou em diferentes tentativas diminuem sua força de vontade. Por isso, muito mais do querer é preciso persistir.

Uma forma de fazer essa força de vontade prevalecer é valorizar as pequenas conquistas, alguns minutos a mais na academia, substituições inteligentes às refeições e alguns quilinhos perdidos registrados, devem ser comemorados como grandes vitórias. Isso reforça muito a autoestima e constitui uma ferramenta importante na luta contra o excesso de peso.

Portanto, o programa de reeducação alimentar deve se basear na tríade: alimentação equilibrada, atividade física e estabilidade emocional, que não só garante o sucesso no processo de perda de peso, como permite resultados permanentes.

*Este post é dedicado a todos os meus pacientes que realmente mudaram seu estilo de vida

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