30 julho 2012

Mais energia no seu dia



Se está sem disposição para as tarefas diárias, ficou assustado com o último check-up médico e já não gosta mais do que vê na frente do espelho, este post foi escrito para você!

Para quem está levando uma vida sedentária em relação à alimentação e exercícios físicos, seja por falta de vontade ou tempo, qual a melhor dica para uma reviravolta imediata nesta rotina?
Está realmente motivado a mudar o estilo de vida?  Então dedique algumas horas do seu dia a você mesmo e perceba que uma vida sedentária com maus hábitos alimentares não faz bem a sua saúde. Aventure-se a descobrir o prazer da alimentação equilibrada juntamente com os benefícios da prática regular de atividade física e você terá mais energia, um corpo bonito, aquela melhora na autoestima e uma vida muito mais saudável.

Que alimentos podem ser introduzidos no cardápio para ter mais energia?
Os alimentos energéticos conferem mais disposição ao organismo e são perfeitos para quem pratica atividade física. Alimentos ricos em carboidratos são energéticos e fornecem o combustível que o organismo necessita, inclusive para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, mesmo que estejamos em jejum ou repouso. Devemos dar preferência aos carboidratos integrais, alimentos como arroz, macarrão, pão, farinhas e cereais integrais são ótimos.

Alguns tubérculos como a batata doce, são fontes de carboidrato de baixo índice glicêmico, este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose, o que torna estes alimentos excelentes fontes de carboidrato para serem consumidas antes do treino.

Os alimentos termogênicos como gengibre que é uma raiz energética e pode ser utilizada em várias preparações.

As frutas contém frutose, uma forma de açúcar simples que também fornece energia.
Frutas como açaí, côco e abacate, cuja polpa é rica em lipídios (gordura), também são boas fontes de energia, porém se você é diabético, está acima do peso ou segue uma dieta mais restrita por algum motivo, precisa ficar atento e não exagerar no consumo destes aliementos.

Energia líquida
Algumas bebidas à base de cafeína e de chá verde também estão sendo muito utilizadas como energéticos. A cafeína é um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta e o chá-verde acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura corporal.

E quais são os alimentos que roubam a sua energia?
Existem alguns alimentos que "roubam" a sua energia e devem ser totalmente excluídos do cardápio, são os alimentos processados, enlatados, ricos em gordura hidrogenada e em gordura de origem animal, cujo processo digestivo é mais lento.

Outros fatores também exercem influência sobre a energia, como o sono, o estresse, o sedentarismo, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, o que torna essa mudança na sua rotina diária fundamental.

É importante ressaltar que o consumo excessivo de alimentos energéticos pode levar ao excesso de peso. Consulte um Nutricionista para a elaboração de um planejamento alimentar equilibrado e ajustado às suas necessidades individuais.

Este post surgiu da entrevista concedida ao Blog Be Smart da Smart Life
A receita do suco energético é um bônus que você consegue lendo a entrevista! ;)

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