07 abril 2012

Saúde na melhor idade




Será que manter bons hábitos nos permite uma vida mais produtiva na melhor idade?

Segundo dados da OMS (organização mundial de saúde) estima-se que até o ano de 2050, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade entre a população mundial irá duplicar, passando de 11% para 22%, isto é, o número absoluto de pessoas com mais de 60 anos de idade aumentará, muito provavelmente, de 605 milhões para dois bilhões, e o número de pessoas com 80 anos de idade também duplicará para 395 milhões.

A atividade física e a alimentação equilibrada são fundamentais para a garantia da qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. Este processo envolve alterações físicas que devem ser observadas com atenção, é importante monitorar a pressão arterial e o nível glicêmico, fazer um check-up médico semestral, hidratar-se adequadamente, exercitar-se com regularidade e adotar uma alimentação saudável. Uma dieta equilibrada nessa fase da vida favorece a manutenção do peso adequado e oferece mais disposição para a prática de atividade física, que por sua vez, tonifica os músculos reduzindo a perda muscular, fortalece as articulações e previne o surgimento de doenças como osteoporose, hipertensão arterial e cardiopatias.

A suplementação alimentar pode ser extremamente benéfica na terceira idade, alguns suplementos combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento, além de proporcionarem mais energia para a prática de exercícios físicos. Importante ressaltar que a suplementação deve ser feita somente com orientação do médico ou Nutricionista, pois nesta fase da vida a capacidade de absorção de nutrientes é menor e o consumo de alimentos nem sempre está adequado às necessidades nutricionais individuais, o que aumenta a demanda de nutrientes, como vitaminas e minerais. Algumas doenças que surgem com o avanço da idade também requerem atendimento, orientação e acompanhamento nutricional específico.

O mais importante para quem quer envelhecer de forma saudável é saber lidar com as alterações físicas que surgem ao longo da vida, pois essas alterações do corpo não devem tirar o prazer de viver com mais saúde e qualidade de vida na melhor idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário